PRODHE/PET celebra 20 anos de atividades

A comemoração será dia 17 de outubro, data de realização da 52a Volta da USP, quando haverá o lançamento de um documentário sobre o projeto e a primeira edição da Voltinha da USP.

O Projeto Esporte Talento – PET, criado em 1995 pela parceira do Centro de Práticas Esportivas da USP com o Instituto Ayrton Senna, e que integra atualmente o Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte – Prodhe, está comemorando 20 anos de existência.

Ao longo destas duas décadas, cerca de três mil meninos e meninas participaram do projeto e tiveram a oportunidade de praticar os mais variados esportes, e aprenderam a confiar na sua própria capacidade para realizar projetos, incorporando valores da cultura esportiva e de um estilo ativo de vida.

Nessa trajetória, o PET/PRODHE também se consolidou como um espaço único de formação profissional em Esporte e Desenvolvimento Humano, tendo contado com mais de cinquenta profissionais que colaboraram para construir o que o programa é hoje, e cerca de 240 estudantes universitários das mais diversas áreas de formação (Educação Física/Esporte; Psicologia, Pedagogia, Artes, entre outras) que tiveram a possibilidade de relacionar teoria e prática no cotidiano das atividades com as crianças e jovens.

Para celebrar essa data, o PRODHE programou uma série de atividades especiais com a intenção de resgatar as memórias mais significativas, promover reencontros e exaltar o potencial do esporte na promoção do desenvolvimento humano.

Como parte das comemorações, foi criado o selo comemorativo de 20 anos do PRODHE e, no dia 17 de outubro, será lançado um documentário produzido em parceria com o Instituto Ayrton Senna e o Museu da Pessoa. O objetivo é destacar momentos-chave na trajetória do PET/PRODHE, a partir das experiências daqueles que trabalham, trabalharam ou passaram pelo Projeto no decorrer dessas duas décadas de atuação, buscando conectar as conquistas passadas com as novas perspectivas.

O lançamento do documentário será na Praça Ayrton Senna, localizada em frente à sede do PRODHE – CEPEUSP, e que está sendo revitalizada e receberá placa comemorativa dos 20 anos, homenageando o piloto. A fachada da Sede receberá uma intervenção artística coletiva, liderada pelo artista plástico e ex-educador do PET, André Ricardo, com a participação de familiares, crianças e ex-participantes.

A comemoração acontece propositalmente atrelada ao evento esportivo mais tradicional da USP, a 52ª Volta da USP, (http://www.cepe.usp.br), trazendo uma novidade: o lançamento da 1ª Voltinha da USP, uma corrida para crianças de 5 a 12 anos, com o objetivo de promover o reencontro de ex-participantes do projeto, hoje pais e mães, e enaltecer a importância da prática esportiva desde a infância.