Torneio USPxNaval celebra os 150 anos da Batalha do Riachuelo

Em comemoração aos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo, será realizado, no CEPEUSP, um torneio com sete modalidades esportivas. A disputa será entre LAAUSPxEscola Naval, dia 15/08.

O USP-Naval 2015 é promovido pela Marinha do Brasil, através do Comando do 8º. Distrito Naval e realizado pelo Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo (CCEMSP) em parceria com o CEPEUSP e com a colaboração de vários órgãos. Ao todo são sete modalidades esportivas: Judô, Futebol, Natação, Basquete, Atletismo, Vôlei e Remo.

O Torneio será disputado pelas seleções da LAAUSP (Liga das Associações Atléticas da USP) e Aspirantes da Escola Naval.  Segundo os organizadores, o objetivo é “divulgar a data magna e a imagem da Marinha do Brasil para a sociedade acadêmica e convidados”. O evento servirá, também, para incentivar o ingresso na Marinha, além de promover o “congraçamento entre os alunos da Universidade de São Paulo e os Aspirantes da Escola Naval”.

Como se sabe, a Batalha Naval do Riachuelo ocorreu em 11 de junho de 1865. Mas, segundo o Comandante Santana, o Torneio não ocorreu em junho em razão da Regata Escola Naval realizada no Rio de Janeiro, que envolveu cerca de 1.500 velejadores. Nem foi possível a realização em Julho, devido às férias escolares na Universidade.

Para o professor Emílio Miranda, diretor do CEPEUSP, este evento vem realçar, através do esporte, a integração dos jovens, tanto da Escola Naval como da USP: “acredito que será uma experiência marcante na vida dos acadêmicos”, afirma ele.

Confira os jogos  no link abaixo,  com a programação completa:

Cronograma Competições

Resultado das competições

De acordo com as informações enviadas pela LAAUSP, a USP venceu nas seguintes modalidades:

Ouro USP:

Atletismo – Salto em Distância

Basquete

Voleibol

Natação: 50 livre mas e fem, 50 costas masc e fem, 50 peito fem, 50 borboleta fem, 4×50 livre masc e fem

Prata USP:

Atletismo -100m, 400m, 800m