Futebol, basquete e troca de habilidades

Chutar, quicar, passar, marcar gol e encestar.

O FooBaSKILL é a modalidade esportiva que une habilidades do basquete e do futebol  (Foot+Basket+Skill).

Uma equipe defende em meia quadra uma tabela de basquete e ataca na outra meia quadra em mini-gols de futebol. A outra defende futebol e ataca basquete. No segundo tempo as equipes trocam de lado.


Quando ultrapassa o meio da quadra é necessário mudar automaticamente as habilidades: se você estava jogando basquete com as mãos, precisa passar a bola para os seus pés ou de um colega.

Em agosto de 2019, o CEPEUSP recebeu uma oficina de FooBaSKILL ministrada pelo professor de Educação Física suíço Pascal Roserens, co-criador dessa modalidade. Nas palavras dele, “você vai ter que inibir algo que já aprendeu para mudar…”. A dinâmica e as formas de marcar pontos permitem o desenvolvimento conjunto de membros inferiores e superiores e também, oportunidades para todos os participantes ajudarem a equipe a vencer. 


No mesmo ano, o FooBaSKILL foi incluído nas atividades do Curso Modalidades Esportivas Alternativas, da Formação de Jovens Mediadores Esportivos e do Projeto Esporte Talento. O Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte (PRODHE-CEPEUSP) incorpora em suas atividades o aprendizado de modalidades menos difundidas em nossa cultura esportiva geral, aumentando a diversidade de práticas possíveis ao longo da vida. 

Nesses tempos de distanciamento, você pode trabalhar algumas habilidades em casa e se preparar para experimentar em grupo em breve. Uma dica é jogar em duplas, com uma bola (que quique e dê pra chutar) ou duas, uma de basquete e outra de futebol. Dá ainda para fazer uma progressão de passes: primeiro passes de uma modalidade, depois de outra (ambas com variações) e por fim, integrá-las. Para conhecer melhor a modalidade e refletir sobre sua prática, assista aqui a conversa completa com o professor Pascal Roserens. Aproveite!

Opine, dialogue e comente no Blog Coletivo Desenvolvimento Ativo Familiar!

Abraço a todos!

Acesse o Sistema CEPEUSP
CEPEUSP - 50 anos