Cinco indígenas do povo Fulni-ô, que residem em Águas Belas, no agreste pernambucano, vão participar de uma série de atividades na USP neste mês de abril. O primeiro será uma roda de conversa, na quarta-feira (19/4), na sala Alfredo Bosi, no IEA/USP, com transmissão ao vivo no canal @SaudePlanetaria no YouTube. Os Fulni-ô desenvolvem o projeto cultural Indígenas na Escola – Uma abordagem sobre os povos indígenas do Brasil.
O objetivo é conversar sobre a cosmovisão, a diversidade, a cultura e o modo de vida dos povos originários, contribuindo para desconstruir pensamentos estereotipados sobre os indígenas brasileiros.
Os Fulni-ô são reconhecidos por serem um dos únicos povos do Nordeste a terem conseguido manter o seu idioma materno e suas tradições passadas de geração a geração há séculos.
Programação das atividades:
-19/04 – 10h (quarta-feira) – Roda de conversa sobre o modo de vida da etnia Fulni-ô, sala Alfredo Bosi, no Instituto de Estudos Avançados da USP, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Saúde Planetária Brasil (@SaudePlanetaria);
-20/04 – 9h (quinta-feira) – Oficina (com plantio de mudas) na horta do USP Sustentabilidade;
–29/04 – 10h (sábado) – Oficina de alimentação (com preparo de alimentos) no USP Sustentabilidade. O USP Sustentabilidade é um espaço aberto de convivência e práticas sustentáveis localizado no Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP).
Endereço das oficinas: CEPEUSP, travessa C, 303, portão 19. Aberto ao público às quintas-feiras (10h – 14h).
Comunidade USP: acesso com carteirinha USP. Público externo: enviar e-mail para uspsustentabilidade@usp.br, @ieausp, @uspsustentabilidade, @usp.oficial, @cienciausp, @clubesaudeplanetariabr, @saraivaantonio, @alinemcarvalho1.
Com informações de Daniela Vianna – daniela.vianna@usp.br .