Beliscar entre as refeições. Geralmente as pessoas beliscam café, chá e outros alimentos, apenas por hábito e não por estarem realmente no momento de uma refeição. Os beliscos acabam tirando a fome, dificultam o ajuste das porções, além de serem calorias extras e não desejadas!
Cortar carboidrato da dieta. Imaginar uma possível diminuição de calorias, ou acreditar que o carboidrato é vilão, é o principal motivo da maioria das tentativas de emagrecimento fracassar. Carboidrato (já falamos dele em outros textos aqui no site), desde que equilibrado e distribuído nas refeições, preferencialmente integrais, são verdadeiros aliados no processo de emagrecimento, além de fornecerem energia para o cérebro, hemácias e atividade física.
Pular refeições. O ideal é comermos a cada 3 horas, para que o corpo não fique longos períodos em carência de energia e receba nutrientes, de maneira distribuída, para exercer suas atividades durante todo o dia. É muito comum, pessoas não tomarem nem o café da manhã e saírem para a prática de atividade física, imaginando que estar em jejum facilitará a utilização de gordura corporal. Um equívoco pensar e agir dessa maneira, inclusive perigoso, podendo ocorrer até hipoglicemia durante o treino. Além de promover a perda (diminuição) de massa magra.
Comer em grande quantidade. Para facilitar o emagrecimento não é preciso parar de comer, mas sim, fazer escolhas inteligentes e ter equilíbrio na hora de montar um prato. Quando consumidas muitas calorias de uma só vez, a chance de ingerir excessos é alta, fazendo com que nosso organismo estoque esse excesso em forma de gordura.
Ingerir chás ou diuréticos em excesso. Na busca pelo emagrecimento rápido, acredita-se muitas vezes em chás ou misturas diuréticas ”milagrosas” que, em excesso, apenas farão com que o corpo elimine mais líquido, porém sem queimar a gordura corporal. Um bom chá pode ser ótima opção e saudável, desde que bebido com moderação.
Então, fujamos de fórmulas mágicas ou cortes de nutrientes sem necessidade.
Emagrecer requer hábitos saudáveis e permanentes.
Mais dicas na próxima postagem!
Patricia Prado Dias Peres
Nutricionista CEPEUSP
CRN 5119