O curso de Judô do Centro de Práticas Esportivas da USP realizou no período de 23 a 30 de novembro a avaliação dos alunos de iniciação e de aperfeiçoamento para outorga da faixa azul. O programa, destinado aos iniciantes e para aqueles que são experientes na modalidade, tem como objetivo propiciar aos alunos a oportunidade de conhecer e aprofundar os fundamentos da modalidade e melhoria da qualidade de vida através da prática desse esporte.
Desde a década de 80, o curso também procura disseminar a filosofia do judô e promover a integração entre os iniciantes e os mais experientes, com o intuito de propiciar um maior aproveitamento nas aulas.
Após a avaliação e outorga das faixas, os participantes do curso e amigos celebraram o evento em um restaurante, marcando assim a confraternização de final de semestre, por meio de um encontro que permite um entrosamento maior, por se realizar fora da formalidade própria do curso. As conversas durante o jantar envolvem curiosidades, histórias, reflexões sobre a vida das pessoas, seus valores, aspirações e planos, sempre num clima de descontração, harmonia e de inspiração que é compartilhado entre veteranos e iniciantes do curso como um ritual que contribui para a sabedoria do homem.
A essência desse encontro no Judô do Centro Esportivo se funda nos princípios do “bonenkay”, tradicional encontro da cultura japonesa, realizado para encerrar o ano e que foi instituído no curso de judô do Cepeusp, na década de 80, pelo Prof. Luiz Tambucci, 9º Grau, patrono do Dojo do Cepeusp.
O programa de judô desenvolvido no Centro Esportivo trabalha com ênfase num dos elementos mais importantes dos valores do esporte que é o de promover o congraçamento da comunidade universitária.
Fotos