Caderno Jornada Vidas Ativas

É uma publicação produzida pela parceria CEPEUSP/PRODHE e IAS, com o fim de debater e promover a prática da atividade física como parte do cotidiano das pessoas, em diferentes contextos.

O Caderno Jornada Vidas Ativas é fruto de uma parceria entre o Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP) e o Instituto Ayrton Senna (IAS), e foi organizado pelos professores Luciana Ferreira Ângelo, Marcos Vinicius Moura e Silva, Maykell Araújo Carvalho e Sônia Regina Cassiano de Araújo.

Segundo os organizadores da publicação, a realização desse Caderno envolveu diversos atores, a partir de dois eventos que deram visibilidade à importância das atividades físicas e esportivas: o lançamento do Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano “Movimento é Vida”, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2017) e do Plano de Ação Global para a Atividade Física 2018-2030,“Mais pessoas ativas para um mundo mais saudável”, da Organização Mundial da Saúde (2018).

O Caderno Jornada Vidas Ativas, ainda segundo os organizadores, busca apontar “um olhar aguçado e criativo sobre os ambientes que enriquecem e materializam a nossa existência. E que descortinem modos de vida ativos”, coerentes com binômio corpo e movimento. Ainda abre aos leitores a oportunidade para “expandir a proposta, para criar e recriar novas possibilidades por meio de atividades colaborativas, vivências e aplicações dos princípios do Letramento Corporal, conforme as características individuais, de grupos, comunidades e organizações dos diferentes setores da sociedade”.

Acesse aqui e conheça e baixe o Caderno Jornada Vidas Ativas – Cepeusp IAS.

Acesse o Sistema CEPEUSP
CEPEUSP - 50 anos