Embora de curta duração, o curso de Defesa Pessoal, foi bastante elogiado pelos alunos participantes. Muitos sugeriram um período mais longo e menos aulas por semana. Para Marina Ramos, da FFLCH, o curso superou suas expectativas, já para Daniela Batista, FUSP, “as aulas (foram) muito bem elaboradas, com conteúdo de fácil assimilação”. Bárbara Dalmaso, ICB, comentou que “o professor é muito didático e engraçado”, e a Beatriz Martins afirmou: “ótimo curso, muito esclarecedor, prático e dinâmico”.
Segundo o professor Pascoal Tambucci, o curso foi elaborado em duas partes: Conceitos e fundamentos e Técnicas e treinamento. Na primeira parte, ele explanou sobre Educação Física e Judô; técnicas de defesa pessoal; formas de combate (Kime no Kata) e técnicas de autodefesa (Kodokan Goshin Jutsu).
Na segunda parte foram apresentados os fundamentos de ataque e defesa, numa real situação de combate, é o Kime no Kata, também chamado de Shinken Shobu no Kata. São vinte técnicas que estão divididas em dois grupos: o idori, em que a posição básica é de joelhos e o tachiai, em que as técnicas executadas são na posição de pé, explica o professor Pascoal.
Já o Kodokan Goshin Jutsu é um grupo de 21 técnicas de autodefesa, das quais doze para uso contra um atacante desarmado e nove contra um atacante armado. No curso foram utilizadas oito técnicas adaptadas para os iniciantes.