Disciplina optativa no Cepeusp

A nova disciplina optativa livre destina-se a alunos de todos os cursos da USP e possibilita a prática regular e orientada de corrida ou caminhada. A frequência mínima para aprovação é 70%.

Proposta pela Pró-Reitoria de Graduação, a disciplina “Aspectos biodinâmicos da atividade física – EFB 0101”, que também está sendo oferecida nos CEFERs de Ribeirão e São Carlos, foi desenvolvida com o objetivo de estimular a prática regular da caminhada/corrida pelos alunos de todos os campi e de todas as carreiras da USP, informa Lancha Jr, professor da EEFEUSP e responsável pela disciplina.

A aplicação da EFB 0101 no âmbito do Cepeusp ficará a cargo dos professores Edson Baccani e Paula Lavieri, no horário das 7h30-8h30 e das 17h-18h30, respectivamente, de segunda a quinta. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas com os professores nos horários das aulas.

Segundo o professor Lancha Jr, será mensurada a capacidade física aeróbia dos alunos no início do curso e com base no resultado receberão orientação para prática sistemática da caminhada ou corrida. No decorrer do semestre, serão feitas duas outras mensurações, para verificar a evolução do aluno, comparando-se com os indicadores do próprio aluno, como forma de avaliá-lo na disciplina. A frequência semanal às aulas segue o compromisso acadêmico das demais disciplinas da USP. Para aprovação do aluno ele deverá apresentar 70% de presença.

Devido ao interesse pela disciplina,  estão sendo realizados estudos para ampliação do programa.