Judô: outorga de faixa e bonenkay

Bonenkay é um rito que contribui para reforçar os preceitos do programa de judô desenvolvido no Centro Esportivo, promovendo o congraçamento e os valores desta modalidade. Saiba mais!

O curso de Judô do CEPEUSP tem como objetivo propiciar aos alunos a oportunidade de conhecer e aprofundar os fundamentos da modalidade e melhoria da qualidade de vida através da prática desse esporte. O curso, também, procura disseminar a filosofia do judô e promover a integração entre os iniciantes e os mais experientes, com o intuito de propiciar um maior aproveitamento nas aulas.

Neste final de ano, foi realizada mais uma avaliação dos alunos de iniciação e de aperfeiçoamento para outorga de faixa. Os alunos iniciantes são avaliados semestralmente, com base em sete técnicas de treinamento em pé, como O-soto-gari e Ippon-seoi-nage, e duas de chão: kata-gatame e Hon-kesa-gatame.

Após a avaliação e outorga das faixas, os participantes do curso e amigos se reúnem para um encontro que marca a celebração de final de semestre. A essência dessa celebração se inspira nos princípios do “bonenkay”, tradicional encontro da cultura japonesa, realizado para encerrar o ano.

O “bonenkay” foi instituído no curso de judô do Centro Esportivo, nos anos 80, pelo Prof. Luiz Tambucci, 9º Grau, patrono do Dojo do CEPEUSP, visando maior interação do grupo.