Outubro Rosa no CEPEUSP

Várias servidoras e alguns servidores do CEPEUSP se reuniram para uma ação espontânea, na esteira da campanha “Outubro Rosa”, para falarem sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

Em encontro descontraído, servidoras  falaram  sobre a importância da prevenção.

No grupo, havia três servidoras que foram diagnosticadas com a doença no passado e suas presenças reforçaram a importância dessa conscientização. Todas foram vestidas de rosa e promoveram um encontro no gramado do CEPEUSP, onde o tema foi abordado de forma espontânea e descontraída entre as presentes. Alguns funcionários também participaram, em apoio à causa e às colegas de trabalho.

A servidora Roseli Bernardo, uma das idealizadoras desta iniciativa, junto com a Tida, afirmou que a ação simbólica “além de alertar sobre os cuidados, foi gratificante por poder compartilhar a alegria pelas colegas que superaram a doença”. Já Maria Aparecida, a “Tida”, outra idealizadora que participou da iniciativa, reforçou que quanto mais precoce for o diagnóstico maior será a possibilidade de cura.

A engenheira Márcia Mauro, que passou pelo tratamento, reforçou que “todas as mulheres devem fazer o autoexame e os exames de rotina solicitados pelos médicos, uma vez que com o diagnóstico precoce a chance de cura é de 95%”. A servidora  Josy Gomes , que também se tratou com  radioterapia, afirma que fazer a mamografia anualmente é fundamental como parte das medidas preventivas.

Josy ainda ressaltou que no início “a aceitação é uma maneira de afastar a tristeza e a angústia, o que contribui para a eficácia do tratamento”.  Outro aspecto é partilhar com familiares para que se cuidem também. Lembra, ainda, que “alguns acham que a pessoa se torna incapaz , inválida e não é nada disso. Por isso é importante não se isolar, confiar e manter a fé”, conclui ela.

 

Acesse o Sistema CEPEUSP