3º Festival de Remadoras e Simpósio

Dias 6 e 7/10/ 2023, foram realizados, no CEPEUSP, o Simpósio Internacional de Exercício e Câncer e o 3º Festival Paulista de Remadoras Rosas. O evento foi considerado exitoso. Saiba mais!

O evento foi realizado pelo ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), CEPEUSP (Centro de Práticas Esportivas) e EEFEUSP (Escola de Educação Física e Esporte) da Universidade de São Paulo e a AEDREHC (Associação para a Educação, Esporte, Empreendedorismo e Direitos dos Pacientes da Divisão de Reabilitação do Hospital das Clínicas), com o objetivo de apresentar as pesquisas atuais sobre o câncer e o papel fundamental dos exercícios físicos como tratamento oncológico, além de apresentar resultados do programa REMAMA  nos seus 10 anos de existência.

Uma parte das atividades ocorreu de forma on-line, (no auditório A) onde foram apresentadas as atuais pesquisas na área oncológica. A outra parte (auditório B) consistiu na apresentação das particularidades e cuidados para a prática de exercício físico para pacientes oncológicos, compartilhando estratégias e experiências entre profissionais de saúde e as Remadoras Rosas.

Participaram do 3º Festival Paulista de Remadoras Rosas sete equipes de várias partes do Brasil, num total de 128 mulheres com câncer de mama, que utilizaram o barco Dragon Boat e Canoas da Polinésia nas atividades.

Remama – Material do Simpósio