Simpósio Internacional de Capoeira

Realizado na Universidade Federal da Bahia e na Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo, o Simpósio teve a participação do professor Vinícius Heine do Cepeusp.

 

O Simpósio Internacional de “Capoeira Ginga SocioEducaCultural” reuniu especialistas e mestres das áreas de Capoeira, Educação e Filosofia para debater questões relacionadas ao papel da Capoeira na construção da Cidadania. A primeira etapa aconteceu na Universidade Federal da Bahia de 6 a 10 de Janeiro e em São Paulo o evento aconteceu na Faculdade Zumbi dos Palmares de 22 a 25 de Janeiro.

O Centro de Práticas Esportivas da USP se fez representar pelo Professor Vinicius Heine, que apresentou uma metodologia que aborda a Capoeira como instrumento para a formação e desenvolvimento humano. A metodologia  foi desenvolvida no CEPEUSP e  no Projeto Porta Aberta, que tem sua metodologia centrada na Capoeira e na cultura brasileira e que, há 14 anos, trabalha com crianças e adolescentes no Capão Redondo, em São Paulo.

As atividades versaram sobre o potencial da Capoeira em promover inclusão social, especialmente em populações em situação de vulnerabilidade social. Um dos trabalhos de destaque intitulado “Gingando pela Paz”, foi apresentado pelo Mestre Flávio Saudade, que há 7 anos desenvolve ações com  a Capoeira no Haiti.

O evento foi coordenado pelo professor Edielson Miranda, o Mestre Roxinho que atualmente desenvolve um trabalho de Capoeira com refugiados de guerra na Austrália. Contou também com a participação dos Mestres Janja, Poloca, Augusto Januário, Gladson, Pedro Abib, Nenel, Flávio Saudade, Plínio, Ferradura, Gege, Ponciano, Moreno, dentre outros.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no link: http://simcap-gingasocial.com/

8     9

7     10

 

Acesse o Sistema CEPEUSP
CEPEUSP - 50 anos