Luzimar Teixeira *
Milena Dutra **
Os desequilíbrios musculares, através das sobrecargas e má distribuição do peso corporal, alteram consideravelmente os arcos plantares (veja a figura abaixo), aumentando-os ou diminuindo-os. Comprometem suas funções de absorção de impactos e diminuem sua mobilidade.
1. Plano ou chato
É a diminuição do arco plantar. Está sempre associado ao desabamento do tornozelo para dentro. O pé como um todo se encosta no chão. Este desequilíbrio provoca rotação da perna e consequentemente a tendência a um joelho valgo.
A estrutura óssea, os ligamentos, os músculos e tendões se apresentam alterados, seguindo a deformidade.
O pé plano pode ser congênito ou adquirido. Quando hereditário, apresenta uma acentuada frouxidão de ligamentos, as articulações apresentam grande mobilidade e o tendão calcâneo é curto. Quando adquirido é consequência de desequilíbrios musculares, postural, peso excessivo, fadiga muscular, uso de calçados inadequados e maus hábitos da marcha. Devemos abordar em nosso programa de educação postural, exercícios que reequilibrem a força das musculaturas afetadas.
2. Cavo
Caracteriza-se pelo aumento do arco longitudinal, sua origem ainda não é definida, pode ser proveniente de uma doença paralítica, desequilíbrios posturais e musculares durante o período de crescimento, doenças neurológicas ou deformidades da coluna.
Varo
3. Supinado ou varo: “Pisar para Fora”. Apresenta a queda lateral do arco transversal, o tendão calcâneo se entorta para lateral devido a uma sobrecarga desigual do peso nesta região do pé. Pode estar associado ao pé cavo e/ou a um joelho torto. Devemos restabelecer equilíbrio dos músculos do pés com exercícios específicos.
4. Pronado ou valgo: “Pisar para dentro”. Apresenta queda medial do arco transversal, o tendão calcâneo se entorta para a medial. Pode estar associado ao pé plano e/ou a um joelho torto.
Exercícios para os pés é de suma importância para prevenir a piora do quadro e promover um arco plantar mais favorável. Procure orientação com um professor de educação física especialista .
* Núcleo de Atividade Física Adaptada e Saúde – NAFAS