Mais Saúde: Alimentação na Quarentena

Como estamos comendo neste período? Estamos mais conscientes ou mais negligentes a respeito desta questão? Esclareça-se aqui!

Como está nossa alimentação neste período de quarentena?

Home Office, cuidar dos filhos, casa, trabalhos essenciais… Manter uma rotina não é nada fácil! Estamos prestando atenção em nós mesmos?

Imagem: Pixabay

Não podemos, nem devemos seguir regras rígidas de alimentação neste momento. Porém, alguns detalhes importantes podem ser observados e colocados em prática.

• Procure seguir horários, pelo menos das principais refeições. As principais refeições, como café, almoço e jantar devem ser mantidas, conforme seu horário de acordar, tarefas de trabalho ou de casa, mas não devem ser “puladas”. Isso acarretaria maior fome na refeição seguinte e consequente ingestão excessiva de alimentos.

Imagem: Pixabay

•  Faça pequenos lanches nos intervalos. Os lanches, ¨saudáveis¨, na medida do possível, podem servir para aquela pausa em uma tarefa que está exigindo mais de você, como um tempo para realizar um alongamento. Isso lhe dará energia para as próximas tarefas que virão.

Imagem: Freepik

• Fuja dos chamados pacotes. Tente alimentos mais frescos! Estes são mais ricos em nutrientes, como vitaminas, minerais e fibras, propiciando uma alimentação mais leve.
  • Evite alimentar-se em frente aos tablets, aos computadores e à televisão. Foque em seu momento de fazer o prato, sentar-se à mesa, caprichar nas escolhas dos alimentos. Comer ligado em notícias de qualquer mídia, mesmo que inconscientemente, fará com que maiores quantidades sejam ingeridas, levando ao acúmulo de peso.
  • Busque receitas novas com ingredientes que você tem em casa! Às vezes, uma receita de um vídeo, de um amigo(a) que esteja esperando para ser testada, de repente é ótima, rápida e gostosa!
  • Mantenha alguma atividade física. Aqui mesmo, no site do CEPEUSP, você encontrará várias modalidades e opções para escolher, a fim de manter-se ativo(a)! É só começar!

Imagem: Freepik

• Lembre-se: “Dieta” é o nosso hábito alimentar diário, ninguém precisa, nem deve associar a palavra dieta com restrição! Então, comendo com moderação, um pouco de tudo, e fazendo escolhas saudáveis, passaremos por esse período mais nutridos e felizes!

*Em breve, falarei da Pirâmide alimentar como ferramenta para essas escolhas. Não perca!

Patricia Prado Dias Peres

Nutricionista