Mais Saúde Dica: Alfarroba x Chocolate

A nutricionista Patricia Peres apresenta a alfarroba como um substituto ao chocolate.

Já ouviram falar da semente de alfarroba?

  • Aspecto semelhante à vagem do feijão.
  • Fruto da alfarrobeira, árvore do mediterrâneo  com alto valor nutricional.
  • Polpa é extraída, torrada e moída. Obtém-se um pó que pode ser usado no lugar do cacau em receitas (bolos, brigadeiros…)
  • Menor teor de gorduras, comparado ao chocolate.
  • Maior teor de fibras, comparado ao chocolate.
  • Não contém glúten, lactose, cafeína. 

Qual é a melhor opção?

Depende dos objetivos e  necessidades individuais.

Ambos são alimentos de boa qualidade nutricional, bem-vindos à nossa alimentação.

Em relação aos seus derivados e preparações,  devemos observar composição dos rótulos e nutrientes, preferir aqueles com menor teor de açúcares e gorduras hidrogenadas.

Claro que o chocolate com alto teor de cacau (70%) preserva qualidades interessantes para a nossa saúde. Antioxidante, magnésio, cobre, ferro e manganês.

Porém vegetarianos, intolerantes à lactose e pessoas que necessitam reduzir gorduras na alimentação, podem experimentar essa substituição e surpreender-se com o sabor das preparações!

E claro, degustá-los com moderação, já que ambos são doces!

Patricia Peres
CRN 5119

Fontes:

Martins, A.M. Alfarroba: uma opção saudável de substituição ao cacau. Revista de Nutrição e Vigilância em Saúde, 2016. Disponível em: <https://www.revistanutrivisa.com.br/wp-content/uploads/2016/03/nutrivisa-vol-2-num-3-h.pdf> Acesso em:  06 Ago. 2020.

CREDIDIO, E. Alimentos Funcionais na Nutrologia Médica, São Paulo: Ottoni 2005.

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