Mais Saúde Dicas: O que não se deve fazer para emagrecer – parte 2

Confira os principais erros cometidos ao emagrecer.

Imagem: Pixabay

• Abusar de alimentos Light e Diet.
    Não é pela denominação de light, ou diet, que o alimento promoverá emagrecimento. Principalmente se for consumido em grandes quantidades. Muitas vezes as calorias foram apenas trocadas e os nutrientes podem ser até mais gordurosos ou menos nutritivos que o tradicional.
Imagem: Pixabay

• Fazer jejuns prolongados.
    Quando fazemos jejuns por muitas horas, o metabolismo fica mais lento e não queima calorias necessárias para promover o emagrecimento. Após esse período, a busca por alimentos mais calóricos pode levar a uma maior ingestão e consequente estoque de energia, ao invés de emagrecimento.
Imagem: Pixabay

• Comer com pressa ou em frente a computadores e televisão.
    Comer focado em notícias de qualquer mídia, mesmo que inconscientemente, fará com que maiores quantidades sejam ingeridas, levando ao acúmulo de peso. Além de que, com pressa, as escolhas dos alimentos podem não ser tão saudáveis como deveriam!
Imagem: Pixabay

• Trocar refeições por apenas frutas ou verduras.
    Precisamos de todos os nutrientes, de maneira equilibrada e em proporções adequadas. Frutas e legumes são excelentes opções em nutrientes, fibras e leveza, porém não sustentarão sozinhos nosso organismo como necessário.
Imagem: Pixabay

• Fazer dietas hipocalóricas ou restritivas.
    Precisamos de energia para manter nosso corpo ativo e saudável. Portanto, cortar calorias, ou privar o corpo de determinados nutrientes, fará com que o organismo pare de consumir calorias para manter seu estoque energético e o funcionamento do metabolismo, não promovendo o emagrecimento.
Imagem: Pixabay

• Sedentarismo ou falta de tempo para prática de atividade física.
    Sabemos que a falta de tempo para a prática de atividade física, muitas vezes, leva ao sedentarismo e o exercício físico é muito importante para a manutenção do corpo e vida saudável, além de promover gasto energético e auxiliar o processo de emagrecimento.
Imagem: Pixabay

Portanto, o correto para um emagrecimento saudável está no equilíbrio entre calorias gastas e ingeridas, escolhas apropriadas, incorporação de novos hábitos alimentares, além da prática de atividade física.

Patricia Prado Dias Peres

Nutricionista CEPEUSP