Continue caminhando em casa – Prof. Celso

O professor de Musculação e Caminhada, Celso Buchler, apresenta a segunda parte das orientações para realizar caminhadas em casa. Mantenha-se em boa forma!

Nesta segunda colaboração do Prof. Celso, do CEPEUSP, estão presentes várias sugestões e orientações sobre como continuar ativo nesta quarentena, caminhando dentro de sua casa. Aproveitem!

Orientações para caminhar de 5 a 6 minutos (ou mais), dentro de casa.
Caso você já tenha se acostumado a realizar sua caminhada como sugerido na aula I, pode acrescentar essas novas dicas, ou começar por essas, sem nenhum problema:

• Comece realizando um deslocamento em ritmo regular e firme com atenção a postura, mantendo a coluna estendida, abdome ligeiramente contraído e braços descontraídos na articulação do ombro;
  • Faça isso durante 1 minuto (100/120 passos por minuto) até adquirir um ritmo e amplitude de movimentos regulares;
  • Em seguida, faça mais 1 minuto com elevação do joelho flexionado até a altura da cintura em coordenação alternada com os braços.
  • Volte a fazer 1 minuto com passada normal;
  • Em seguida, faça mais 1 minuto com flexão do joelho, só que agora com elevação do calcanhar como se quisesse tocar o glúteo;
  • Volte a fazer 1 minuto com passada normal;
  • Encerre realizando alguns exercícios para fortalecer os pulmões e os músculos respiratórios: enquanto caminha, faça 2 inspirações (pelo nariz) seguida de 3 expirações (pela boca), repita algumas vezes, em seguida 3 inspirações seguida de 4 expirações, repita algumas vezes, em seguida 4 inspirações seguida de 5/6 expirações.