Melhores horários para se exercitar

Qual é o melhor período do dia para praticar atividades físicas? O Prof. Signorini apresenta aqui as vantagens e desvantagens de cada período.

O professor de Musculação e Natação do CEPEUSP, Prof. Signorini, apresenta no texto abaixo, considerações sobre qual é o melhor horário para a prática de atividade física, citando as vantagens e desvantagens.

Treinos muito fortes, longos, pesados ou estressantes diminuem a resistência e a imunidade – só é bom para a COVID-19.

Mas será que existe um horário mais adequado para se exercitar? De acordo com o site Scientific American que elencou as vantagens e desvantagens de atividades em diferentes horários, sim. Veja algumas evidências:

Atividade matinal

Vantagens

Uma pesquisa publicada em 2013 mostrou que um indivíduo pode queimar até 20% mais gordura corporal com o estômago vazio, o que é muito mais fácil no início do dia do que em qualquer outro horário.

Desvantagens

Durante o período da manhã, os níveis do cortisol, conhecido como hormônio do stress, costumam estar mais altos. Conforme o site, o cortisol pode provocar o armazenamento e acúmulo de gordura e perda da massa muscular, o que não é bom para quem está tentando emagrecer. Esses níveis vão caindo gradualmente ao longo do dia.

Atividade ao meio-dia

Vantagens

Um bom horário …Mas com fome…? É necessário lembrar que a refeição deve ser feita depois do exercício.

Desvantagens

Comer antes não só causa desconforto como faz com que o sangue que deveria trabalhar nos músculos se concentre no estômago, durante a digestão. Por isso, caso seja necessário se alimentar, é recomendado fazer um lanche leve 30 ou 45 minutos antes de começar.

Atividade vespertinas e noturnas

Vantagens

De acordo com estudos variados, a temperatura do corpo atinge o pico no fim da tarde, o que pode aumentar a força muscular e a resistência cardiovascular.

Ainda há um benefício adicional: a frequência cardíaca e a pressão arterial também estão mais altas nesse período, permitindo que o tempo de reação do corpo seja mais rápido. Combinados, estes fatores ajudam a melhorar o desempenho físico e reduzem a possibilidade de fraturas e /ou lesões durante os treinos.

A síntese de proteína – usada pelo corpo para reparação muscular – atinge o pico no final do dia, o que significa maximizar a capacidade do corpo de se recuperar. Além disso, estudos indicam que se exercitar durante a noite pode aumentar a capacidade física, aeróbica e a força em até 30%.

O desempenho em corridas de alta performance também ficam mais altos (4% a 5%). Outra vantagem em treinar no fim do dia é a produção de testosterona, hormônio importante para o crescimento e fortalecimento dos músculos (tanto para homens quanto para mulheres). Treinos de resistência praticados à tarde permitem ao corpo produzir esse hormônio em maior quantidade em comparação com o treino matinal, prejudicado pelo cortisol.

Desvantagens

Se o treino aumentar o ritmo cardíaco e a temperatura corporal …pode atrapalhar o sono!

zzzz…ZZZZZZZ…ZZZZZZ!

Prof. Signorini


Acesse o Sistema CEPEUSP
CEPEUSP - 50 anos