“Treino Todos os Dias?” – Prof. Signorini

Neste texto, o Professor Signorini descreve as possíveis vantagens e desvantagens do treino físico diário.

O professor de Musculação e Natação do CEPEUSP, José Luiz Signorini, aponta, neste texto, os pontos positivos e os possíveis efeitos deletérios da prática esportiva diária.

Boa leitura:

Treinos todos os dias?

Pode sim. Mas…

*Atenção a esses aspectos: dificuldade para dormir, problemas relacionados ao humor, irritabilidade, aumento do apetite, ganho de peso, exaustão, aumento do risco de lesões, alterações menstruais, problemas hormonais e perda óssea prematura, com o crescimento da chance de desenvolver osteoporose em mulheres, esses são os principais indicativos de:

Overtraining (atividades com sobrecargas e frequências altas que podem ao invés de ajudar a obter a tão sonhada boa forma, trazer prejuízos em definitivo).

*Outros aspectos não menos importantes: ao malhar todos os dias você terá disponibilidade para dar atenção ao seu parceiro(a), filhos, amigos e familiares? Ainda estudar, ajudar nos afazeres da casa ou se dedicar a um projeto extra no trabalho? Atividade em excesso também gera dependência e compulsão. Reflita, na hora de fazer a sua escolha, quem sabe se você eliminar um dia ou dois de treinos em casa, será capaz de se dedicar também a outros pontos importantes da sua vida e continuar a ter os benefícios e ganhos promovidos por uma série consistente e regular de atividades físicas.

…. depende do seu nível de condição física. Se for médio ou alto, e se já treina há bastante tempo, então não há problema. Você só precisa ajustar as séries que serão executadas em dias ímpares e as séries que serão executadas nos dias pares. Os exercícios e os grupos musculares devem ser diferentes e as Capacidades Físicas também podem ser diferentes. A alternância pode ser considerada em partes do corpo, membros ou segmentos como p.e.: dias pares (quadris, coxa, panturrilha) e dias ímpares (ombros, costas, braços, abdome). Os treinos dos dias ímpares podem ser destinados ao trabalho das Capacidades de Força e Velocidade, e os treinos dos dias pares podem ser destinados ao trabalho de Resistência Localizada de braços ou pernas, ou Resistência Aeróbia (Cardiorrespiratória).

Porém, se o nível de Condicionamento Físico está mais para o de iniciantes (dois ou três meses do início), ou longo tempo de sedentarismo (mais de seis meses sem prática regular) então é preciso fazer escolhas: somente dias pares ou somente dias ímpares. As séries devem ser leves e a duração em torno de 40 ou 50 minutos. O tempo de descanso de um dia intercalado com um dia de exercício é muito importante para que seu organismo possa se recuperar do desgaste provocado pelos exercícios sobre as fibras musculares. Dessa forma, a cada dia ou semana de treinamento eles são reconstruídos maiores e mais fortes, ampliando assim sua condição física.

Saúde!

Prof. Signorini