Mais Saúde: Cansaço durante as atividades físicas

Nesta dica o prof. Luzimar esclarece sobre algumas reações que podem ocorrer nas vias aéreas ao realizar exercícios físicos intensos.

Falta de ar durante o Exercício:  O que é isso?

As atividades físicas são benéficas e têm sido recomendadas, mas podem ser provocadoras de sintomas como tosse, dispneia, aperto torácico e chiado após exercícios.

Geralmente, professores de Educação Física e técnicos esportivos confundem esses sintomas com baixa condição física. A resposta do asmático diante o exercício é diferente do não asmático e podem ser provocadoras de Broncoespasmo Induzido pelo Exercício (BIE).

Diferentes exercícios em diferentes intensidades provocam diversas magnitudes de crises.

Os exercícios podem ser classificados em mais asmagênicos (mais provocadores de crises), como a corrida, e menos asmagênicos, como a natação, por exemplo.

O exato mecanismo responsável pelo BIE é incerto, sendo que o resfriamento e ressecamento das vias aéreas na atividade física parecem ser os maiores responsáveis .

O BIE é caracterizado por uma queda de 10 a 15% no Pico de Fluxo Expiratório (PFE).

  • ocorre com a duração do exercício, entre 6 e 10 minutos, e intensidade de aproximadamente dois terços do consumo máximo de oxigênio (170 a 180 bpmin para crianças).
  • a resposta aparece 5 minutos após cessado o esforço, mantém-se até os 15/20 minutos e se reverte após aproximadamente 60 minutos.
    • alguns indivíduos podem desenvolver uma reação tardia que aparece de 4 a 10 horas após o exercício.
    • alguns podem ter o desencadeamento de sintomas já nos primeiros minutos após o início da atividade física

Assim, em alguns casos, talvez o BIE fosse melhor denominado como asma agravada pelo exercício.

COMO AVALIAR O BIE?

O monitor de PFE é uma ferramenta simples e de fácil utilização. Suas medidas são usadas para avaliar a gravidade das crises, caracterizar uma população e apontar a resposta ao tratamento.

A utilização correta do monitor de PFE e anotações completas fornecerão dados confiáveis para uma adequada terapêutica e medidas preventivas.

Importante salientar que esse controle é possível antes do aparecimento dos sintomas mais graves, o que permite uma ação precoce.

Acesse o Sistema CEPEUSP