História e Missão

A atividade física e esportiva na USP iniciou-se através do ato do então Reitor Miguel Reale (Portaria GR 1661 de 29/11/71) que instituiu a Divisão de Esportes junto à Coordenadoria de Saúde e Assistência Social (Coseas). Com a extinção da Divisão de Esportes, foi criado o Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo – Cepeusp (Resolução 659 de 21/05/75), com a finalidade de planejar, coordenar, executar e avaliar a prática de atividades físicas e esportivas de alunos, docentes, funcionários e respectivos dependentes.

A atual infraestrutura do Cepeusp, hoje carinhosamente chamado de Cepê pelos seus frequentadores mais assíduos, deve muito aos Jogos Pan-Americanos que em 1975 seriam realizados em São Paulo. Com a necessidade de aumentar a oferta de instalações surgiram recursos para a construção das quadras cobertas, do velódromo e do estádio, tudo dentro dos padrões olímpicos da época, mas os Jogos não aconteceram aqui devido a um surto de meningite ocorrido em 1974. A pista de Atletismo, inaugurada em 21 de outubro de 1972, foi reformada e reaberta em 8 de junho de 2013.

Missão

Oferecer à comunidade universitária programas de educação física, esporte, recreação e oportunidade de prática voluntária de atividades físicas, visando ao bem-estar, à melhoria da qualidade de vida e à sua integração, estendendo à comunidade externa na medida de suas possibilidades.