Em 16 de outubro de 1971, o Magnífico Reitor Professor Doutor Miguel Reale entregou à comunidade da Universidade de São Paulo uma área de 514.244 m2, destinada à Praça de Esportes, planejada e supervisionada de modo que todos os padrões técnicos ideais fossem observados, para oferecer atividades práticas e esportivas orientadas, em uma atmosfera acolhedora […]
Em 16 de outubro de 1971, o Magnífico Reitor Professor Doutor Miguel Reale entregou à comunidade da Universidade de São Paulo uma área de 514.244 m2, destinada à Praça de Esportes, planejada e supervisionada de modo que todos os padrões técnicos ideais fossem observados, para oferecer atividades práticas e esportivas orientadas, em uma atmosfera acolhedora e segura.
A Praça de Esportes, conforme Portaria GR 1661 de 1971, recebeu o nome de Serviço de Atividades Esportivas. Contudo, alçou a condição de centro, recebendo o nome de Centro de Práticas Esportivas da Universidade São Paulo, na gestão do Magnífico Reitor Professor Doutor Orlando Marques de Paiva. por meio da Resolução 659 de 21/05/1975.
Para fortalecer o marco da sua história, da tradição que conquistou e da confirmação da sua identidade, foi criada a logomarca deste Centro Esportivo – CEPEUSP – em 19 de setembro de 1995, cujo registro se concretizou em 17 de dezembro de 1996, conforme publicação da Revista de Propriedade Industrial – RPI, no. 1359.
Comprometido com seus propósitos, em 1996, na gestão do Magnífico Reitor Professor Doutor Flávio Fava de Moraes, o CEPEUSP inseriu-se, assim como as demais Unidades da Universidade, no Programa Permanente de Qualidade e Produtividade no Serviço Público, conforme Decreto no. 40.536, de 12 de dezembro de 1995 do Governo do Estado.
Nestes 50 anos, o CEPEUSP tem permanecido o marco de um ideal que se materializa em ações, sem perder de vista seu objetivo norteador – a conscientização por uma melhor qualidade de vida àqueles a quem atende, por intermédio de atividades físicas, esportivas e recreativas.