Ginástica Localizada – USP

São aplicados exercícios de resistência muscular, com ou sem a utilização de pequenos equipamentos. Utiliza-se música nas variações o que torna as aulas cativantes.

Descrição do curso

 

Esta modalidade se compõe de exercícios de força e resistência muscular localizada, acompanhados por música, com ou sem a utilização de pequenos equipamentos (pesos, bolas, tiras de borracha, steps, bastão, caneleiras, cordas e outros). Também são realizados, em alguns momentos, atividades aeróbias, flexibilidade, elasticidade e alongamento, como complemento.

O trabalho de resistência e força muscular pode ser realizado de forma isométrica (ou estática), quando ocorrem contrações musculares sem movimento externo, ou isotônica (ou dinâmica), quando o músculo se encurta ou se alonga com movimentos das partes envolvidas.

O desenvolvimento adequado da força apresenta as seguintes vantagens: melhoria da postura e do rendimento em certas tarefas diárias; auxilia na realização de atividades recreativas e/ou esportivas, além de ser um fator importante na prevenção de lesões.

A resistência de certos grupos musculares é necessária para manutenção da postura ereta, tendo a musculatura abdominal um importante papel na prevenção e reabilitação de problemas da coluna lombar.

Os exercícios localizados são eficazes para melhorar o humor geral, os sintomas de depressão e ansiedade, além da autoestima e confiança.  São exercícios destinados a pessoas que desejam melhorar ou manter a rigidez corporal.

Horários

Dados do Curso:

Período de Inscrições Comunidade USP:
18/07/2022 a 22/07/2022

Período de Inscrições Comunidade Externa:
26/07/2022 a 29/07/2022

Período do Curso:
08/08/2022 a 09/12/2022

Turmas do Curso:

Horário/Turma 1


Vagas Esgotadas

Acesse o Sistema CEPEUSP
CEPEUSP - 50 anos