Remo para Reabilitação pós Câncer de Mama – REMAMA – Adaptado

O programa consiste em contribuir para melhorar as condições de vida de mulheres que tiveram câncer de mama, através da prática de remo em barco Dragon Boat.

Descrição do curso

Através da pratica do remo, em barcos Dragon Boat, o programa visa melhorar a condição física, psíquica e social, melhorando a qualidade de vida das participantes.

Criado em 2013, o Programa foi elaborado para atender pacientes do Instituto de Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) na etapa de reabilitação, após tratamentos como quimioterapia e cirurgia. A parceria com o CEPEUSP tem como objetivo  incentivar  a prática de atividade física e esportiva, como forma de auxiliar na reabilitação de mulheres que tiveram câncer de mama, visando a melhoria da autoestima e da qualidade de vida. O programa segue um movimento internacional de superação da doença através do esporte.

O Programa conta, também, com a parceria da Rede Lucy Montoro de Reabilitação, da Escola de Educação Física e Esporte (EEFEUSP) e da Associação para a Educação, Esporte, Empreendedorismo e Direitos dos Pacientes, da Divisão de Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

A iniciativa, que busca minimizar a reincidência da doença em virtude do aumento da resistência física e melhora do sistema imunológico. As alunas devem ser submetidas à avaliação médica fisiátrica e/ou oncológica, devem ter concluído a fase de tratamento ativo do câncer (cirurgia, quimioterapia e radioterapia) e estarem aptas para o programa de condicionamento físico.

O curso tem como pré-requisito saber nadar.

Para inscrição, procurar o professor com atestado médico liberando para a prática esportiva e solicitar a autorização.  

Horários

 

Dados do Curso:

Período de Inscrições Comunidade USP:
08/08/2022 a 31/08/2022

Período de Inscrições Comunidade Externa:
08/08/2022 a 31/08/2022

Período do Curso:
08/08/2022 a 09/12/2022

Acesse o Sistema CEPEUSP
CEPEUSP - 50 anos