O CEACOM – Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing, da ECA/USP publica o livro Estudos e Tendências de Marketing e Comunicação. A obra tem a organização dos professores Mitsuru Yanaze, (coordenador do CEACOM e do curso de Especialização em Gestão de Comunicação e Marketing), Kleber Carrilho (professor de pós-graduação em Gestão de Comunicação e Marketing, ECA/USP) e Liriam Yanaze (professora de pós-graduação da ECA/USP e pesquisadora do CEACOM).
Segundo os organizadores o Livro pretende mostrar o que “há de mais novo no desenvolvimento do pensamento sobre o marketing e a comunicação”. Para atingir este propósito não lança mão de “papas ou executivos experimentados”, mas de jovens pesquisadores, alunos e professores do curso de pós-graduação lato sensu em Gestão de Comunicação e Marketing da ECA/USP.
O professor Pascoal Tambucci, do Cepeusp, que é especialista em marketing e comunicação, abre a coletânea com o artigo “A Discursividade da Charge e o Esporte na Mídia”, que tem como objetivo compreender o discurso da charge com o foco de crítica no esporte, nos esportistas e nas estrelas do esporte e/ou políticos.
Para o professor Pascoal, o artigo é resultado de estudo que “permitiu uma importante reflexão sobre charges publicadas em quatro veículos de comunicação” ao demonstrar que “a charge é um espaço de sentido que requer um olhar mais detalhado ao seu modo sutil de significar a crítica, o deboche e o grotesco”.
Acesse www2.eca.usp.br/crp/grupos-de-pesquisa-e-publicacoes/ceacom/