O Spikeball ou RoundNet (nome original que remete à “rede redonda” e aos 360 graus que o jogo permite) é uma modalidade esportiva recente e pouco conhecida. Apesar disso, é muito dinâmica e possível de adaptar em pequenos e médios espaços, com ou sem materiais específicos. A modalidade surgiu nos Estados Unidos em 1989 e ganhou novo impulso a partir de 2005.
É uma das modalidades do curso regular de “Modalidades Esportivas Alternativas” do CEPEUSP. O “Spike” também é usado na formação esportiva dos participantes do Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte – PRODHE.
O JOGO
O Spikeball é um esporte muito parecido com o vôlei de duplas.
Para jogar é necessário duas duplas e, o objetivo de uma dupla é fazer a bola bater na rede, de uma cama elástica circular, e cair no chão de maneira que a dupla adversária não consiga defender.
A proposta é fazer uma adaptação deste jogo para o seu quintal. Assista ao vídeo e descubra como isso é possível. Aproveite as dicas das nossas educadoras e educadores e adapte o jogo as suas condições. E o mais importante, divirta-se!
Outras dicas:
– veja mais detalhes do jogo original e suas regras;
– assista a videoaulaVoleibol da educadora Ana Cristina, do CEPEUSP, para aprimorar alguns fundamentos do voleibol e utilizá-los em nosso Spikeball adaptado.
– jogue com uma bexiga;
– jogue sozinho com uma parede;
Confira essas dicas e outras práticas esportivas, bem como reflexões e dicas para a manutenção de vidas mais ativas no Blog Coletivo Desenvolvimento Ativo Familiar https:/desenvolvimentoativofamiliar.blogspot.com