CEPEUSP em foco!

O CEPEUSP, na área de sua atuação, tem colaborado de forma mais ampla, com órgãos da USP e mídias em geral. Confira algumas das várias ações empreendidas por intermédio de seus educadores.

CEPEUSP colabora com outros órgãos da USP e mídias em geral

                Em tempos de isolamento social, uma vez mais, percebemos a importância da prática dos exercícios físicos. O CEPEUSP, através de seus educadores, vem produzindo conteúdos como aulas e treinos online, vídeos, textos e áudios, buscando manter os usuários fisicamente ativos em casa. Seguimos trabalhando. Igualmente fruto desse trabalho são as colaborações com outras Unidades e Órgãos da USP, revistas e mídias em geral. As parcerias também são essenciais. O PRODHE, por exemplo, tem várias, como a do Blog Coletivo Desenvolvimento Ativo Familiar.

                Veja aqui algumas colaborações produzidas por nossos educadores:

O prof. Vinícius Heine conversa com o Jornal da USP para falar de exercícios físicos durante a quarentena que se iniciava. Na mesma matéria, fez sugestões de exercícios possíveis para serem executados dentro de casa.

https://jornal.usp.br/universidade/professores-da-usp-dao-dicas-sobre-como-se-manter-ativo-na-quarentena/

Arte sobre fotos/Freepik/CEPEUSP

Leia o artigo cientifico na revista Frontiers in Psichiatry, onde o professor de Yoga Danilo Santaella é co-autor, mostrando uma produtiva parceria entre o CEPEUSP e a UFRN. Ele fala sobre a importância de pranayamas (exercícios de respiração) no manejo da ansiedade.

https://www.cepe.usp.br/wp-content/uploads/Artigo-Científico-Danilo-Forghieri.pdf

Nesse vídeo, o prof. José Carlos Farah, diretor técnico do CEPEUSP, fala sobre a importância dos exercícios para a saúde e imunidade, incentivando os participantes do Programa +60, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, a manterem-se ativos fisicamente.

https://www.cepe.usp.br/?news=ginastica-em-casa-prof-farah

Ricardo Palatnic, professor de musculação, escreve uma matéria para a Revista Paulista sobre equilíbrio entre exercícios, alimentação e descanso.” Levante-se, mexa-se e viva!” Confira.

https://revistapaulista.com.br/2020/05/09/levante-se-mexa-se-viva/

A convite da OSUSP, Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, a professora Erica Takigahira fala sobre prática de atividades físicas para músicos de orquestra, no programa OSUSP em Casa.

https://www.youtube.com/watch?v=OZqViWd3I88

O prof. Danilo F. Santaella e outros autores escreveram um interessante artigo sobre os efeitos da meditação na melhora da qualidade do sono em profissionais da saúde e que foi publicado, recentemente, na revista científica “Complementary Therapies in Clinical Practice, 40 (2020)”. Aproveite a leitura!

https://www.cepe.usp.br/wp-content/uploads/texto-2.pdf

Acesse o Sistema CEPEUSP
CEPEUSP - 50 anos