SEPECAP

Clínicas de Capoeira

cartaz-clc3adnica-capoeira-2012As Clínicas de Capoeira do CEPEUSP são um dos mais tradicionais e importantes eventos de Capoeira do Brasil e do mundo. Realizadas bianualmente, a sua primeira edição aconteceu em 1985 juntamente com o Karate e posteriormente de maneira independente.

Neste ano de 2014 a Clínica de Capoeira chega à sua 14ª Edição. Ao longo desses quase 30 anos de realização, já passaram pelas Clínicas de Capoeira milhares de capoeiristas oriundos de diversos estados do Brasil, bem como do exterior. Participaram de oficinas, vivências, palestras, debates e rodas ministradas pelos principais Mestres de Capoeira de todos os tempos, dentre eles Mestres Canjiquinha, Ezequiel, Airton Onça, Bobo, João Grande, João Pequeno, Nenel, Itapoan, Nô, Moraes, Janja, Peixinho, Toni Vargas, Ramos, Suassuna, Russo de Caxias, Paulinho Sabiá, Brasília, Ananias, Sombra, Kenura, Meinha, Dinho Nascimento, Mão Branca, Cobra Mansa, Pelé da Bomba, Valmir, entre outros, além do historiador Carlos Eugenio Libano Soares e outros pesquisadores da Capoeira.

As Clínicas de Capoeira têm como proposta reunir aluno, Mestres, Professores, Pesquisadores e admiradores da Capoeira proporcionando um ambiente de aprendizagem e troca de saberes. A Programação das Clínicas de Capoeira envolvem Oficinas, Palestras, Debates e Mesas Redondas, Apresentações de Trabalhos Científicos (Painéis e Exposições Orais), Apresentações Culturais, Lançamentos e Homenagens.

A 14a Edição da Clínica de Capoeira acontecerá entre 20 e 23 de Novembro de 2014 e terá como tema o legado de Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba. Terá em sua programação os seguintes Mestres: Nenel (Filhos de Bimba - BA), Itapoan (Ginga - BA), Helio Xareu (UFBA), Mestre Cafuné, Mestre Luiz Renato (Beribazu - DF), Gladson (SP), Toni Vargas (Senzala - RJ) e Boca Rica - BA.