SEPECAP

Grupo de Estudos

caryb_-_capoeira

O Grupo de Estudos, do Setor de Estudos e Pesquisas da Capoeira - SEPECAP -  tem por objetivo reunir profissionais, pesquisadores e estudantes que tenham interesse comum pela Capoeira e o objetivo de estudá-la, debatê-la e pesquisá-la, ampliando seus conhecimentos e entendimentos sobre as múltiplas dimensões que envolvem a Capoeira, sejam em seus aspectos históricos, sociais, educacionais e culturais.

A Capoeira enquanto área de estudo possui como característica a multidisciplinaridade, envolvendo e interligando diversas áreas do saber. No contexto da Universidade estudos e pesquisas relacionadas à Capoeira têm sido realizadas em áreas como Educação Física, Pedagogia, Psicologia, Sociologia, Antropologia, História, Comunicação entre outras, demonstrando que a Capoeira desperta interesse de pesquisadores com olhares bastante diversos. Coloca-se no entanto, o desafio de estabelecer conexões e relações entre essas diferentes áreas com o intuito de tornar os estudos e o conhecimento produzido sobre a Capoeira mais significativo.

O Grupo de Estudos realiza reuniões presenciais periódicas para debater questões e assuntos de interesse. Interessados em fazer parte do Grupo de estudos do Setor de estudos e Pesquisas da Capoeira devem enviar e-mail para vheine@usp.br.